Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Sobral-CE: Moderno centro de manejo traz inovações para pequeno pecuarista

 

A Zootecnista da Ematerce, Raquel Carvalho orientando a construção do centro de manejo, ao gerente da fazenda São José, Benedito Daniel Duarte.

A propriedade São José, distrito de Patriarca, em Sobral-CE, do produtor César Ferreira Andradeassistida pelo escritório local da Ematerce, tinha sua produção voltada exclusivamente para a pecuária bovina de leite. Com a finalidade de diversificar a fonte de renda, está mudando sua atividade para a criação de gado de corte. Com esse objetivo, está em fase de conclusão a construção das novas instalações de um moderno centro de manejo, com um brete e quatro currais, para facilitar o trato dos animais.

O centro de manejo bovino da fazenda São José, sendo construído. A capacidade é de 160 bovinos, nos quatro currais.

Numa propriedade que tem animais bovinos de corte, as instalações (brete e currais) são de grande importância, porque facilitam o manejo dos animais, influenciando diretamente na produtividade e na saúde dos animais. De acordo com a Zootecnista, Raquel Carvalho, da Ematerce, a eficiência das instalações rurais vai depender da construção e manutenção. Por isso, o produtor foi orientado na escolha do tipo das instalações levando em consideração, principalmente, os custos, a durabilidade e a funcionalidade.

O brete é uma instalação para contenção dos animais, no manejo sanitário, permitindo a saída para a área externa do curral ou para o embarcadouro. Está sendo construído de madeira de lei, o piso será de cimento. O brete está localizado na parte interna do curral, em local coberto.

O centro de manejo foi construído com recursos próprios e tem quatro repartições, com capacidade total de 160 animais. Para os técnicos da Ematerce de Sobral-CE, o centro de manejo é de grande importância também para a prática de inseminação artificial, que está sendo feita na fazenda São José, em suas matrizes leiteiras.

Atualmente, o plantel de bovinos leiteiros na fazenda São José é de oito fêmeas com produção diária leiteira vendida diretamente na sede de Sobral. O gado de engorda é vendido para os abatedouros oficiais da sede do município, afirma o gerente e vaqueiro da propriedade, Benedito Daniel Duarte e, acrescentou que hoje, as vendas e os preços estão promissores.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site