Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Instalada Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste

 

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste instalou a Câmara Temática da Agricultura Familiar na última segunda-feira (01/02). O evento virtual contou com a participação do presidente do Consórcio, o governador do Piauí Wellington Dias, e do presidente do Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, De Assis Diniz. Além destes, participaram a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; e os secretários dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O objetivo da Câmara é que, baseando-se nas experiências exitosas dos nove estados que compõem o Consórcio, seja elaborada até março uma proposta que articule, apoie e aperfeiçoe a implementação de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar na região. “O desenvolvimento do Nordeste não acontecerá se não for colocado a agricultura familiar no eixo central e sabemos o quanto o Fórum elaborou políticas nesta perspectiva. Hoje, deixamos de sermos um fórum político e passamos a conviver com um ambiente desafiador”, comemorou De Assis.

Tocador de vídeo
00:00
04:50

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e presidente do Fórum destacou ainda a importância da inclusão produtiva no combate à fome e o estímulo à comercialização dos produtos da agricultura familiar na região. Citando ainda o Programa de Alimentação Saudável (PAS), política pública debatida no âmbito do fórum regional, De Assis elencou como outros desafios da Câmara: a promoção da transição agroecológica, a segurança hídrica, a regularização fundiária e a defesa dos direitos dos povos tradicionais e originários.

“A ideia é construir uma proposta baseada nas experiências positivas para ser replicada entre os nove estados, destacando a importância de focar os eixos como, por exemplo, o Programa de Alimentação Saudável (PAS), avançar no uso de novas técnicas, tecnologias; acompanhar as pesquisas, e ainda definir áreas com arranjo completo; quem produz, agrega valor, como comercializar no mercado interno e externo, enfim, quais os estímulos que podemos trabalhar”, pontuou Wellington Dias, presidente do Consórcio e governador do Piauí.

ASCOM

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site