Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Alcântaras-CE: Ematerce orienta produção de hortaliças e peixes.

 

A Sra. Lourdes Nascimento sendo orientada por técnico da Ematerce de Alcântara-CE.

.No município de Alcântaras, na região serrana de Sobral-CE, na zona norte do Estado, o agricultor familiar, Tarcísio do Nascimento, e sua família, proprietários da fazenda Livramento, plantam verduras e criam peixes, aves(galinha caipira) e porcos. As atividades agropecuárias são exploradas numa área de 0.5 hectare. Nessa área, tem também um projeto mandala, implantado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – com recursos de R$ 6.000,00, financiados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Tanque para criação de peixes na comunidade Livramento, no município de Alcântara-CE.

Contando com a mão de obra dos seus filhos e da esposa dona Lourdes (Maria Fernandes Gomes), o agricultor Tarcísio Nascimento produz, nas hortas, folhosas, sem o uso de agrotóxicos, servindo para o próprio consumo e para a comercialização. O projeto, implantado e em pleno funcionamento, objetiva aumentar a renda da agricultura familiar.

Cada canteiro de verduras tem um metro de largura, por quatro metros de comprimento, e espaçamentos, entre sulcos de 30 a 40 centímetros. Os canteiros produzem, mensalmente, 500 quilos de folhosas (alface, coentro, cebola de palha e couve), em média. Na propriedade, foi implantada uma atividade, pouco explorada na região, a piscicultura (criação de peixe), com as devidas orientações técnicas do Engenheiro de Pesca, da Ematerce, Mendes Torres. Uma despesca foi realizada e a produção foi vendida na sede do município. Na pecuária de pequenos animais, a família cria galinhas caipiras para o próprio consumo e para a comercialização.

A comercialização da produção é feita, em sua maioria, nfeira da agricultura familiar, na sede do município de Alcântaras-CE, que acontece duas vezes ao mês e também, na própria comunidade e localidades vizinhas. Grande parte da produção é destinada aos programas do governo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Só, no ano de 2020. Tarcísio Nascimento vendeu mais 1.000 quilos de alimentos para o PAA. Todas essas atividades são orientadas e acompanhadas pelo técnico Renato Moraes, da Ematerce de Alcântaras-CE.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site