Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Queixas sobre água salobra ganham repercussão e 10ª Região Militar investiga denúncias

 

As queixas de moradores de comunidades rurais de Tauá que estão recebendo, por meio de carros pipa, água salobra captada em um poço no vizinho município de Aiuaba, na Região dos Inhamuns, ganharam repercussão e a 10ª Região Militar designou uma equipe para acompanhar o caso. Em uma nota, a 10ª RM diz que á água apresenta condições para o consumo humano.

Vereadores de Tauá cobram uma solução para o drama enfrentado pelos moradores que, ao ingerirem água salobra, podem sofrer problemas de saúde. O assunto ganhou destaque, nesta segunda-feira, no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral, entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.

Para o jornalista Beto Almeida, o caso exige esclarecimentos e a prefeitura de Tauá precisa apresentar o laudo com os dados que mostram que a água tem condições para o consumo humano. O vereador de Tauá, Argentino Filho, cobrou uma solução para o problema.

“Eu ouvi nas redes sociais que o exército prometeu vim fazer levantamentos, a população não dá pra esperar fazer levantamentos, se esse poço tem ou não tem condições de abastecer o município de Tauá. Tem que ser tomada uma decisão urgente!“, disse o vereador Argentino Tomaz em pronunciamento.

Em seu pronunciamento, o vereador Argentino Tomaz declarou que uma mudança como essa tem que ser autorizada pelo município de Tauá e não vir de Brasília. O vereador disse ainda que o próprio Secretário da Defesa Civil em Tauá questionou e se recusou a analisar qualquer documento referente a essa mudança.

Ademais, Argentino Tomaz questionou que a análise da água desse poço foi solicitada pela prefeitura de Aiuaba, e não de Tauá. Ouça na íntegra a fala do vereador:

O correspondente do Jornal Alerta Geral, na Região dos Inhamuns, Alverne Lacerda, conta os bastidores do fornecimento de água salobra no município de Tauá. Acompanhe as informações com o correspondente Alverne Lacerda

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a matéria divulgada pelo Sistema Ceará Agora de Comunicação referente a queixas de moradores do município de Tauá, que segundo a reportagem está sendo abastecido com água imprópria para o consumo, este Grande Comando esclarece o seguinte:

⦁ Os pipeiros contratados só realizam a captação da água em mananciais cadastrados e que possuem laudo de potabilidade apresentado pelo município atendido. Os laudos são atualizados mensalmente. Os pipeiros realizam o transporte e a entrega dessa água para a população assistida. Cabe esclarecer que é de responsabilidade dos municípios atestarem a qualidade da água a ser entregue na Operação Carro-Pipa.

⦁ Sobre o poço Mogno, o laudo apresentado ao Escritório da Operação Carro-Pipa da
Organização Militar Executora (OME), o 40º Batalhão de Infantaria (40º BI), Crateús-CE, válido para o mês de janeiro e reaizado por laboratório capacitado, atesta a qualidade da água para o consumo.

⦁ A solicitação da mudança do manancial, que atende os municípios de Tauá-CE, Arneiroz-CE e Aiuaba-CE, foi feita diretamente pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC).

Por fim, vale destacar que, em face das reclamações surgidas, foi determinada a apuração no local, por meio de equipes de fiscalização que serão enviadas pela OME, com o fim de verificar as queixas da população sobre a qualidade da água.

Ceará Agora







Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site