Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Webinar apresenta o edital de abastecimento d´água do Projeto São José IV

 Gestores municipais, presidentes de associações comunitárias e agricultores familiares aproveitaram a segunda-feira (14) para esclarecer dúvidas sobre o edital de abastecimento d´água do Projeto São José IV. Por meio de um webinar, o público enviou perguntas através do Facebook que foram respondidas pelo secretário De Assis Diniz; pelo coordenador e pelo gerente de Abastecimento d´Água e Saneamento Rural do PSJ, Lafaete Almeida e Jânio Menezes, respectivamente. A mediação foi da assessora de Gestão Social do PSJ, Jana Alencar.

 

No último dia 25, o governador Camilo Santana lançou o Projeto São José IV com a abertura para consulta do Edital No. 02/2020 no Palácio da Abolição. O documento se encontra disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Agrário até o dia 24 de dezembro e, entre 28 de dezembro e 30 de janeiro, as associações comunitárias poderão realizar a inscrição e a inserção de documentos no próprio sistema. O resultado final será de conhecimento público no dia 19 de março de 2021.

“A importância do São José IV é dialogar com a vida das pessoas. Quando o governador Camilo Santana fala sobre a determinação de ter um impacto real, ele dialoga com a geração de cidadania, de oportunidades e bem-estar para o homem e a mulher do campo”, versou o secretário na abertura do evento virtual. “Para além disso, teremos agora o reuso d´água de cinzas domiciliares, dando início ao processo de inovação tecnológica para a convivência com o nosso semiárido”, apresentou.

“(Com o período de consulta até o dia 24 de dezembro) Estamos dando isonomia e tratamento plural para que a informação circule e permaneça disponível para que todas as associações comunitárias a obtenham em tempo hábil”, frisou. “E o mais relevante: teremos a oferecer água potável e com um gerenciamento adequado às comunidades rurais nos mais distantes rincões do Estado”, concluiu citando a antiga forma de transportar a água em latões, seja acima da cabeça ou no lombo jumento.

Etapas do edital

Em sua fala, o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, trouxe um recado especial para prefeituras, secretarias municipais e comunidades rurais para etapa seguinte, o da inscrição. “É importante reforçar que este momento (até o dia 28) é para que as comunidades possam estar se organizando, principalmente nessa questão da documentação. Para que, em seguida, quando o edital esteja recebendo as inscrições, as associações possam realizá-la com tranquilidade”, declarou.

“Já realizamos reuniões regionais, num formato virtual, em decorrência da pandemia, e a equipe do São José se encontra disponível para solucionar eventuais questionamentos através dos nossos canais de atendimento”, apresentou o tira-dúvidas pelo telefone (85) 3217-2857, pelo bate-papo no site da SDA e pelo e-mail edital02.psj@sda.ce.gov.br. “São várias dimensões a serem analisadas, como a questão da capacidade hídrica e da organização da comunidade”, enumerou.

“Penso que é fundamental o apoio que já vem acontecendo por parte das prefeituras, dos nossos colegas da Ematerce, Sohidra e Cagece às comunidades rurais. Ainda assim, é importante que os municípios tenham a clareza que não é necessário contratar qualquer empresa para elaboração de projeto. Essa fase é apenas de inserção de documentos e informações inerentes à própria entidade e qualquer outra despesa será realizada pelo Projeto São José a partir do momento de seleção.”, finalizou.

SDA

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site