Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Meteorologista da Funceme fala sobre tendência da estação chuvosa no Ceará em 2021

  

A meteorologista da Funceme, Soyuri Meiry Sakamoto

A meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia – Funceme-, Soyuri Meiry Sakamoto, a convite do diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, fez uma explanação sobre as tendências meteorológicas, para a estação chuvosa 2021, no estado do Ceará.

Presidente da Ematerce, Antônio Amorim.

A reunião, on-line, teve início, às 14h30, do dia 21 de dezembro, com a apresentação da convidada aos 160 participantes, feita pelo diretor técnico, Itamar Lemos, e com os agradecimentos à convidada, pelo presidente da Ematerce, Antônio Amorim.

A Dra. Meiry começou sua apresentação, evidenciando que todos os dados apresentados, representam somente uma tendência da pré-estação e do início da estação chuvosa, do trimestre de dezembro/2020, janeiro e fevereiro de 2021. A tendência, para esse período está caracterizado pela manifestação do fenômeno La Niña, no Oceano Pacifico, até o mês de abril de 2021.

Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos

Acrescentou a meteorologista da Funceme que somente o La Niña não fecha as tendências da quadra chuvosa. Será necessário verificar as tendências climatológicas, apresentadas pelos Oceanos Atlânticos norte e sul. Como essas tendências não estão manifestadas, com clareza, somente, em janeiro próximo, é que a Funceme anunciará como será a quadra de chuvas para 2021.

Atualmente, o fenômeno La Niña caracteriza uma tendência, no volume de chuvas, para acima da média, em algumas regiões (região Norte) e na média ou abaixo da média histórica nas demais regiões do Ceará. Para fechar esse quadro, quanto ao trimestre janeiro/fevereiro e março 2011, serão necessários encerrar os estudos climatológicos dos Oceanos Atlânticos norte e sul, o que acontecerá em meados de janeiro, finalizou  Dra. Meiry. 

EMATERCE

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site