Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Agricultores familiares comemoram entrega de títulos da terra em Ererê

 O programa de regularização fundiária é uma parceria entre o Governo do Ceará e o governo federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura

Na manhã desta quarta-feira (9), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realizaram a entrega de 301 títulos de propriedade rural em Ererê, município do Vale do Jaguaribe. A solenidade ocorreu na secretaria municipal de Educação e observou o protocolo de segurança do Governo do Ceará: como a utilização de álcool em gel 70% e público reduzido, com dois beneficiários representando o total de beneficiários.

“(O papel da terra em mãos) É cidadania, segurança jurídica e capacidade dessas famílias obterem acesso ao crédito nos bancos públicos para realizarem melhorias no terreno da própria família e aumentarem a produção agrícola”, definiu o secretário De Assis Diniz a importância da política pública no meio rural. Segundo o titular da pasta, hoje, a SDA dispõe de 8.619 títulos de propriedade rural prontos para serem entregues em 121 municípios cearenses.

“Faz uns quatro anos que espero receber o título desse terreno de quatro hectares onde planto milho, feijão e arroz” , narrou o agricultor familiar de Ererê, Damião Pereira da Costa. “Muito obrigado, governador Camilo Santana, por estar me dando essa oportunidade de realizar o meu sonho e também o sonho da minha família. Agora essa terra é nossa”, comemorou com o papel da terra em mãos.

Na opinião do superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, a titulação da terra é “uma política importantíssima para que o agricultor possa acessar políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal”. “A maioria dos imóveis rurais de Ererê ainda não dispõe da titulação da terra e a realização desta entrega, junto à regularização no cartório, representa um grande divisor de águas para a segurança dessas famílias e para o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou.

“Ficamos felizes em contarmos com a parceria do governador Camilo Santana e do secretário De Assis Diniz para que, juntos, trazermos importantes obras para a população de Ererê”, comentou o prefeito Toiinho do Luizão. Também participaram da solenidade: o representante do deputado federal Mauro Filho, Teobaldo Muniz; o representante da secretaria municipal de Agricultura, Francisco Bandeira; e o vereador Tiburço Eduardo.

Ascom/SDA

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site