Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Ministro Rogério Marinho visita infraestruturas que garantem segurança hídrica em três estados dos EUA

Comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) cumpre agenda no país até 24 de novembro, com atividades no Arizona, Califórnia e Oregon.



Brasília (DF) – O ministro Rogério Marinho está nos Estados Unidos para conhecer projetos de referência e trocar experiência em gestão de bacias hidrográficas e governança da água. A equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai visitar represas, hidrelétricas, estações de tratamento de águas, canais, adutoras e grandes estruturas de macrodrenagem, incluindo estações de bombeamento de água. Todas essas infraestruturas foram construídas ao longo dos últimos 100 anos para garantir o desenvolvimento econômico desses estados e a segurança do acesso a água para suas populações.

“Os Estados Unidos são referência mundial em governança de bacias hidrográficas e têm experiência secular nessa área. Transformaram uma região mais seca do que o Nordeste brasileiro no lugar mais rico do país”, destaca Rogério Marinho. “Hoje, sozinha, a Califórnia tem uma produção que equivale à quarta ou quinta economia do mundo. E o acesso à água foi fator fundamental para isso”, completa o ministro.



Segundo Marinho, o objetivo da viagem é buscar referências que apoiem a formatação do programa de revitalização e integração das bacias brasileiras, dando condições para que essas regiões se transformem em polos dinâmicos de produção. Serão visitadas bacias nos estados do Arizona, Oregon e Califórnia.

Nesta quarta-feira (18), a comitiva do MDR, que também conta com a presença do secretário nacional de Recursos Hídricos, Sérgio Luiz Costa, e da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Christianne Dias, visitou o Projeto do Vale Central da Califórnia, um dos maiores dos Estados Unidos em gestão de água.

O ministro também conheceu a Barragem de Folsom, responsável pela contenção de cheias e o abastecimento da região de Sacramento e por ações de preservação ambiental como o viveiro de peixes nimbus. Também estiveram na agenda reuniões com agências locais que distribuem água para consumo de cidades, indústrias e agricultura.

Arizona

Na terça-feira 17), primeiro dia de atividades, a equipe do MDR visitou o Projeto do Arizona Central (CAP), canal de cerca de 700 quilômetros de comprimento que leva, anualmente, quase 1,9 trilhão de litros de água do Rio Colorado para os condados de Maricopa, Pinal e Pima, no estado do Arizona, atendendo a 5 milhões de pessoas. A água do CAP é usada por distritos agrícolas para irrigação, pelas cidades e por comunidades nativas norte-americanas em todo o centro e sul do estado.

Marinho também conheceu o Distrito de Conservação de Água Roosevelt, que atende fazendeiros, irrigantes e outros usuários de água na região central do Arizona, e visitou a sede da empresa Source, que produz equipamentos para extração de água potável da umidade do ar, para uso residencial e comercial, com projetos em mais de 45 países.

MDR


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site