Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Energia para Projeto S. Francisco pode ter solução sem dinheiro público

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional e o vice-presidente Hamilton Mourão têm proposta técnica de empresa nordestina que garante operação e manutenção do projeto sem onerar o poder público.




Esta coluna volta a abordar a questão do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, cujo principal problema continua sendo o alto custo de sua operação e manutenção (só com energia elétrica, estimam-se gastos anuais de R$ 300 milhões). 

O Ceará, mantendo o protagonismo, mobiliza sua elite empresarial da agropecuária e da indústria no sentido de apresentar ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) propostas de alternativas que viabilizem o funcionamento do projeto. 

Ontem, uma fonte desta coluna transmitiu uma mensagem, na qual informa que a cúpula do MDR e, também, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, estão de posse, há alguns meses, de uma proposta técnica que “desonera o Poder Público, nas três esferas de governo, de qualquer subsídio para a operação e manutenção do Projeto S. Francisco, que, do jeito que vai, caminha para transformar-se em mais um enorme elefante branco”. 

O remetente da mensagem é contundente ao concluir assim a sua mensagem: 

“A pergunta persiste: qual é o interesse político ‘rasteiro’ que impede o avanço dessa solução com a iniciativa privada?” 

O signatário da mensagem é um empresário nordestino que está, pessoalmente e com sua empresa, envolvido nas tratativas para viabilizar a operação e manutenção do Projeto S. Francisco sem o uso de dinheiro público. 

Como toda esmola grande levanta a suspeita do cego, empresários cearenses, que se preocupam com o êxito do Projeto S. Francisco, querem saber como será possível operar e manter o projeto sem o uso de recursos públicos. 

Por enquanto, há uma pergunta sem resposta: quanto custará a água para o consumidor final – pessoa física e jurídica – do Projeto S. Francisco? 

Egidio Serpa (DN).

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site