Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Seminário apresenta cenário das bacias hidrográficas da Ibiapaba e Sertões de Crateús



O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (06/10), às 14h, o Seminário Regional das Bacias Hidrográficas da Serra da Ibiapaba e dos Sertões de Crateús.

O evento acontece de forma virtual, pela plataforma Zoom, e integra a programação do Pacto pelo Saneamento Básico. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui no LINK. A iniciativa visa promover a inegração institucional e fortalecer as políticas públicas de saneamento básico, objetivando apoiar a universalização desse serviço.  

A Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba possui uma área de 5.987,75 km², compreendendo as redes de drenagem dos rios Pejuaba, Arabê, Jaburu, Jacaraí, Catarina, Pirangi, Riacho da Volta, Riacho do Pinga e Inhuçu. A região hidrográfica é composta por 10 municípios – Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipueiras, Poranga, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará – e apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 141.000.000 m³, com um açude monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Também será analisado no evento o cenário da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, que dispõe de uma área de 10.821 km², compreendendo a rede de drenagem do rio Poti. Composta pelos municípios de Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Novo Oriente, Poranga, Ipueiras, Quiterianópolis e Tamborile, essa bacia apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 446.685.647 m³, com 10 açudes monitorados pela Cogerh.

O seminário contará com apresentações, por eixo, da realidade dos municípios citados, conforme levantamento feito pela coordenação técnica do pacto, informa a coordenadora Rosana Garjulli. Os dados serão encaminhados em cadernos temáticos aos participantes, que poderão fazer perguntas pelo chat.

Nos seminários anteriores, foram apresentados os cenários da Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado, das Bacias Metropolitanas, da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú e da Bacia Hidrográfica do Acaraú. Serão realizados ainda outros quatro seminários, sobre as bacias do Coreaú, do Curú e Litoral, do Médio e Baixo Jaguaribe e do Alto Jaguaribe.

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos é um órgão de pesquisa, educação e memória da Assembleia Legislativa e tem por atribuição oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório legislativo no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

BD/CG

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site