Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sábado, 17 de outubro de 2020

Santana do Acaraú: Ematerce realiza acompanhamento de produtores junto com cooperativa



O escritório local da Ematerce iniciou um acompanhamento mais intensivo a um grupo de produtores ligados à A Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú (COOPASA) que solicitou, por meio de ofício, atendimento da empresa, visando consolidar o bom nível de conscientização e produtividade, buscando aprimorar e corrigir aspectos pontuais tanto em termos de produção como na organização gerencial do empreendimento.

Sabendo da importância desta assistência continuada, prontamente a equipe lotada no Escritório de Santana do Acaraú, composta por um zootecnista e dois técnicos em agropecuária, montou uma agenda para articular visitas de diagnostico produtivo e com estas informações desenhar as principais mudanças necessárias para o desempenho máximo dentro da atividade de acordo com a realidade de cada propriedade.

No último dia 7 de outubro, foi realizada uma visita na propriedade do Sr. Nestor Neto, o qual reside na Comunidade Fazendinha, zona rural do município de Santana do Acaraú. Este produtor trabalha com a exploração de aves caipiras para postura e mesmo apresentando boas estruturas, uma alimentação adequada com condições satisfatória de ambiência, o produtor estava cometendo erros primários como regulação inadequada de cochos e bebedouros, o que provocava desperdícios.

Ainda há o problema de ausência de um programa de luz, tendo em vista que as aves necessitam de pelos menos 16 horas de luz (natural e artificial) para completar a formação do ovo e outros pontos que com uma boa orientação facilmente foram resolvidos.

Neste mesmo dia, outros três produtores também foram atendidos. O Sr. Raimundo Araújo, Francisco Euzébio e José do Nascimento, ambos trabalhando com hortaliças, e ainda existem nove produtores os quais já estão agendados e serão atendidos nos próximos dias.

A COOPASA é atendida pelo Programa Ater (Assistência e Extensão Rural) Mais Gestão desenvolvimento pela Ematerce, o qual busca estruturar as cooperativas do Estado do Ceará com o apoio gerencial, organizacional e produtivo para promover e ampliar a capilaridade e atuação desta entidade junto aos produtores rurais do município.

Conhecimento

De acordo com o técnico da Ematerce local, o Zootecnista Caio Vasconcelos, desde o inicio do ano, está sendo construído com a diretoria da cooperativa e o Centro Regional da Ematerce, através da extensionista social Selma Alexandrino, um programa de reestruturação das atividades produtivas dos cooperados com a finalidade de alinhar os conhecimentos e com isso ter uma maior profissionalização dentro do sistema, o que irá gerar inúmeros benéficos nos diversos manejos conduzidos. “Com esses ganhos, o raio de atuação frente à comercialização será ampliado, pois terá um nível produtivo bem mais considerável”, disse Caio.

Fonte: Escritório Ematerce Santana do Acaraú – Caio Vasconcelos

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site