Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Na Expointer Digital, ministra destaca importância da inovação no agronegócio

 Pela primeira vez, a maior feira do agronegócio a céu aberto da América Latina foi realizada em um modelo híbrido.



ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta sexta-feira (2) da solenidade de abertura da 43º edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Pela primeira vez, a maior feira do agronegócio a céu aberto da América Latina foi realizada em um modelo híbrido, com eventos virtuais e alguns presenciais.

No evento, a ministra ressaltou que o agronegócio brasileiro bateu recordes na produção e exportações neste ano e que na próxima safra haverá uma “avenida de oportunidades” para o setor. Segundo ela, os agricultores devem continuar a produzir com excelência e qualidade, pensando na sanidade e na sustentabilidade. “Temos que mostrar ao mundo o que fazemos. A nossa agricultura é diferente, temos uma tecnologia própria que o mundo não conhece”.  

A ministra agradeceu o presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ela, sempre priorizou o agro brasileiro. "Em todas as dificuldades, todas as vezes ele ficou do lado do homem que produz neste país”. Ela também homenageou o ex-ministro da Agricultura Marcus Vinícius Pratini de Moraes, que, segundo ela, foi fundamental para a abertura de vários mercados para a carne brasileira.

A ministra parabenizou os produtores e os organizadores do evento. “Parabéns pela coragem, pela ousadia de se reinventar e superar desafios. É uma feira diferente, que mostra a força, a pujança, a audácia do homem do campo brasileiro”.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que a Expointer deste ano é marcada por duas características próprias do povo gaúcho: superação e reinvenção. “A realização da Expointer, apesar de todas as dificuldades, materializa o empenho do governo e do agronegócio em superar uma das maiores crises sanitárias de todos os tempos”, afirmou em vídeo apresentado na cerimônia.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, ressaltou que a feira deste ano inovou ao aproximar compradores e vendedores do setor agrícola. “O ambiente virtual que criamos vai permanecer para os próximos anos, engrandecendo nossa Expointer”. 

Segundo Covatti, mais de 1,4 mil carros visitaram os estandes da agricultura familiar, que neste ano ocorreu no formato drive-thru, com a participação de 50 produtores. “Estamos dizendo para todo o Brasil, todo o mundo, que o gaúcho está aqui, de cabeça erguida, vendendo esses produtos de grande qualidade”. No drive-thru, o consumidor compra direto com o produtor por meio do Whatsapp e retira os produtos no parque de exposição, como alimentos, bebidas, mudas e artesanato.

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, destacou os 50 anos do Parque Assis Brasil e a realização inédita da feira em um modelo híbrido. “É um encontro do passado com o futuro”, disse. 

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva, disse que o evento é resultado de esforços do governo, das entidades e dos produtores rurais. “O Rio Grande teve a ousadia de fazer e estamos aqui fazendo bonito para o país com a nossa feira”. 

A ministra também acompanhou o Desfile dos Grandes Campeões da Expointer, ao lado de autoridades federais e estaduais e representantes do setor agropecuário. No desfile, os animais de excelência genética são conduzidos pelos cabanheiros e criadores. Integraram a comitiva do Mapa os secretários Fernando Schwanke (Agricultura Familiar e Cooperativismo), Orlando Leite Ribeiro (Comércio e Relações Internacionais) e Fernando Camargo (Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação).

GF

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site