Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Técnicos da Ematerce e SDA visitam experiência de rastreabilidade de produtos agrícolas



Equipe de técnicos e diretores da Ematerce estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (14), no Vale do Forquilha, município de Quixeramobim, para conhecer a experiência de rastreabilidade de produtos agrícolas originados da agricultura familiar, de produtores associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Forquilha (Coopvale).

Além do presidente da Ematerce Antônio Amorim, também participaram da visita o diretor técnico *Itamar Lemos, o secretário executivo da SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) Demitri Cruz, Walmir Magalhães, gerente do Secaf (Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf), o chefe da TI da SDA Eliezer Junior, o gerente regional da Ematerce Francisco Albany Rolim e Odair Oliveira, gerente da TI da Ematerce,

De acordo com o diretor técnico Itamar Lemos, o trabalho, coordenado pelo presidente da Coopvale Deusimar Oliveira, é inovador e está em seu início. Preliminarmente, foi contratada uma empresa desenvolvedora de um software, que articula e armazena todas as informações sobre os produtos, da área, período até o produtor responsável pela produção.

Inovação e Tecnologia

Os primeiros resultados já são animadores e as perspectivas para os agricultores com a ampliação do mercado de seus produtos ainda é maior. Durante a apresentação pela Coopvale, constatou-se a possibilidade de parceria entre a SDA e Ematerce com a Coopvale utilizando-se o SECAFs e o Portal do Produtor, em implantação na SDA. Também serviu para que os técnicos de informática da SDA e Ematerce, respectivamente, Eliezer e Odair, tirassem conclusões importante para a conclusão do sistema operacional que estão trabalhando na SDA/Ematerce.

Aproveitou-se, ainda, a visita técnica e intercâmbio para conhecimento das fábricas de polpa de frutas, de doces de leite e sistemas de irrigação. Entretanto, o ponto alto da visita foi o NIT – Núcleo de Irradiação Tecnológica, instalado pela Ematerce na propriedade do produtor Dudu, com a assessoria dos técnicos da Ematerce Josualdo Justino, do Centro Gerencial e Tarcisio Rego, regional da Ematerce de Quixeramobim.

Na área, pode-se verificar a implantação de práticas de manejo e conservação de água e solo com destaque para a barragem subterrânea que está viabilizando a produção irrigada de banana, cana-de-açúcar, capineiras, cajueiro, gerimoia, acerola, espondias, feijão, milho, batata doce, dentre outras. Vale salientar que antes da instalação da barragem subterrânea era apenas uma área seca sem produção. O produtor está muito animado com os resultados do uso da tecnologia em sua propriedade.

Ematerce



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site