Sementes misteriosas da China chegam a Londrina e Maringá
por Luís Fernando Wiltemburg - Grupo FolhaEle conta que já havia relatos de recebimentos de sementes de origem aparentemente chinesa por órgãos postais em outros países, como os Estados Unidos, e que, no Brasil, um alerta de que poderia ocorrer também neste país foi emitido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) há um mês.
No Paraná, entretanto, o primeiro relato ocorreu no dia 16 de setembro. "Então, a partir dele, soltamos um alerta sobre o que fazer em caso de recebimento e isso começou a repercutir”, afirma Blood. Entretanto, se o primeiro conhecimento sobre as sementes estrangeiras são recentes, os envios têm ocorrido, pelo menos, desde o fim do ano passado. "E já existem até plantas adultas no Brasil, o que é preocupante”, diz Blood.
O recebimento, segundo apurou a Adapar, é feito como "brinde” em compras feitas da China ou, até mesmo, sem qualquer transação comercial com o país asiático.
Em seu comunicado, a instituição de defesa agropecuária do Paraná orienta que o material não seja aberto, descartado ou utilizado, mas que seja levado para uma unidade da Adapar próxima de casa ou do Ministério da Agricultura. Também pode entrar em contato com a Adapar pelo telefone (41) 3313-4000 ou pelo "Fale Conosco” no site da instituição (www.adapar.pr.gov.br).
0 comentários:
Postar um comentário