Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Laudo sobre rompimento de tubulação na barragem de Jati será entregue no fim do mês, diz Ministério

 


Técnicos contratados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional concluíram, nesta semana, os trabalhos periciais para investigar causa de vazamento.


Após finalização dos trabalhos periciais no começo da semana, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) prevê entregar o laudo sobre o rompimento da Barragem de Jati até o fim de setembro. De acordo com a Pasta, as inspeções foram feitas no local do rompimento por cinco especialistas contratados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão ligado ao MDR. 

Além da inspeção na estrutura, os técnicos analisaram a documentação fornecidas pelas empresas envolvidas no empreendimento. Outros setores do governo Federal visitaram o local do rompimento, como equipe técnica da Defesa Civil Nacional, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (Crea-CE) também estiveram no reservatório para avaliar o ocorrido.

O empreendimento, de acordo com o Ministério, está estável e não oferece riscos à população que vive em seu entornoNa época do vazamento, 2 mil pessoas foram evacuadas do local. Agora, técnicos e engenheiros responsáveis pela obra estudam alternativas para que a água represada no reservatório siga em direção à outra barragem, localizada no município de Brejo Santo.  

Vazamento

No dia 21 de agosto parte da tubulação do reservatório de Jati rompeu, projetando um jato de água devido a alta pressão. O equipamento, inaugurado um dia antes do acidente, integra a obra de Transposição do Rio São Francisco, com as águas que passam pela tubulação correndo em direção o Açude Atalho, em Brejo Santo. 

DN

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site