Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Ematerce amplia parceria para prevenção a incêndios


Com a chegada dos meses de agosto e setembro e o período de ocorrências de maiores ventanias e poucas chuvas, áreas de mata seca tornam-se mais vulneráveis a incêndios. Há um ano, dois incêndios atingiram a Fazenda Normal, de propriedade da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), destruindo uma área de cerca de 250 hectares. Em 2020, as ações de prevenção foram intensificadas com capacitação e controle da área próximo à estrada.

Brigadistas (foto acima) da Brigada Federal Pronto Emprego do Centro Nacional PrevFogo, sediado no município de Quixeramobim/CE, iniciaram recentemente as ações de prevenção a incêndios florestais na Fazenda Normal (Ematerce), Distrito de Uruquê, em Quixeramobim.

Na última quinta-feira (10), a equipe de reportagem da Ematerce acompanhou uma das atividades dos brigadistas, que é realizada na Fazenda Normal, visando reduzir danos e prejuízos com possíveis ocorrências de incêndio. Esse acompanhamento na área da Fazenda Normal e propriedades vizinhas é feito há quatro anos.

A unidade de treinamento para capacitação de técnicos da Ematerce serve de apoio para os brigadistas, que “sempre nos procuram para que a cada turma de brigadistas que inicia, faz os testes físicos na Fazenda Normal. Lá acontecem os treinamentos e são eles que combatem os incêndios ocorridos, além do apoio quando são realizadas as podas de árvores e roço de cercas nas áreas atingidas pelo fogo”, explica a gerente da Fazenda Normal Evanira Fraga.

Na última quinta-feira, os brigadistas Milton Ferreira, supervisor de Brigada Estadual e Francisco Albuquerque, chefe de Esquadrão, concluíam o trabalho de Aceiro Negro (foto acima), numa área de cerca de 10 metros de largura perto da estrada principal. A atividade consiste no tratamento do solo mineral e a retirada do combustível natural (palhas e mato seco), responsável pelo agravamento do fogo, caso não seja devidamente separado e feita a queima controlada, chamada de Linha Negra, que evita que o fogo se alastre para áreas maiores.

Além de contar com a ajuda da equipe da Fazenda Normal no apoio à prevenção e combate aos incêndios, a Brigada Federal Pronto Emprego é formada por dois chefes de brigadas, quatro chefes de esquadrões, 24 brigadistas e um supervisor. O coordenador estadual do PrevFogo é Kurtis François Teixeira Bastos, há 11 anos à frente desse trabalho no Estado do Ceará.

Segundo Milton Ferreira, a parceria com a Fazenda Normal e a Ematerce é muito importante, porque viabiliza todo o trabalho da brigada, ajuda no treinamento e formação de equipes e garante um melhor atendimento em caso de problemas com incêndios como foi em 2019. “O apoio dos funcionários foi decisivo para reduzir os danos”, diz Milton.

Homenagem

Em 2019, a gerente da Fazenda Normal (Faznor) da Ematerce, Maria Evanira Fraga de Queiroz Bacelar, recebeu o Certificado Amiga da Coordenação Estadual do Prevfogo/Ibama/CE, pela colaboração e esforços no fortalecimento das ações de prevenção, preparação de respostas e recuperação de áreas atingidas por eventos de incêndios florestais.

Ações

Em 2019, dois incêndios atingiram uma área de 250 hectares. Além de 15 brigadistas, o combate às duas queimadas teve o apoio do Corpo de Bombeiros e diaristas da Faznor.

Em 2019, a Ematerce coordenou, na sede do Corpo de Bombeiros em Canindé, uma capacitação para o manejo correto no controle de abelhas em áreas urbanas e matas.

A Brigada Federal do Ibama em Quixeramobim, realizou durante o mês de agosto de 2019 e 2020, ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF) na Fazenda Normal, distrito de Uruquê, em Quixeramobim e em 2019 na Reserva Indígena Taba dos Anacé, em Caucaia.

Na Fazenda Normal, área estratégica para práticas de convivência com o semiárido, os brigadistas realizaram em 2019, a confecção de 3 mil metros de aceiros e o Plano de Queima Prescrita com o objetivo de proteger a propriedade dos incêndios florestais.

Na Reserva Indígena Taba dos Anacé, em Caucaia, um esquadrão realizou em 2019, a confecção de 800 metros de aceiros e o Plano de Queima Prescrita, atendendo à solicitação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ematerce


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site