Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Cooperativa renova certificação com fair trade europeu por mais quatro anos



A Central de Cooperativas Copacaju renovou a certificação com o fair trade europeu por mais quatro anos. A novidade foi anunciada na semana passada pelo presidente da cooperativa, que comemorou a conquista para os cerca de 900 cooperados apoiados pelo arranjo produtivo apoiado pelo Projeto São José III. “Já fechamos a certificação para o ano que vem, que passa de R$ 1 milhão, e temos a perspectiva de podermos até triplicar as vendas até 2022”, revelou Raimundo Pereira da Silva.

Havíamos sido suspensos no ano passado, mas os envios para a Europa não pararam. Diminuíram porque ficamos suspensos por conta do atraso no envio de atas e passamos a atuar também no mercado convencional”, detalha a breve situação que ficou no passado. O arranjo produtivo envolve 22 associações comunitárias, cooperativas e institutos de Beberibe, Chorozinho, Ocara e Pacajus, que produzem, além da castanha de caju, polpas de frutas e cajuína.

O Comércio Justo, ou fair trade, é uma iniciativa criada por volta da década de 70 na Europa que oferece melhores preços pela produção agrícola. A contrapartida é garantida pela não-utilização de agrotóxicos, os produtores não realizarem queimadas e a produção não envolver mão de obra escrava. As auditorias periódicas verificam ainda um controle de qualidade rigoroso que, no caso da Copacaju, inclui vinte etapas de classificação, desidratação, descanso, umidicação e corte.

O investimento do Governo do Ceará no arranjo produtivo foi de R$ 19,2 milhçoes e envolveu obras de reforma e modernização das instalações, placas de energia solar e compra de equipamentos. “O Governo do Ceará materializa a inovação e a ciência na geração de produtos de qualidade comercializados em diversas capitais brasileiras, como também para fora do País”, enalteceu o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, durante a inauguração da Central em fevereiro.

SDA

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site