Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

domingo, 6 de setembro de 2020

B-R-O Bró: entenda por que o período costuma ser mais quente no Ceará


 Sensação de calor aumenta no segundo semestre (FOTO: Luis Graterol/Unsplash

B-R-O Bró: entenda por que o período costuma ser mais quente no Ceará

Os meses de setembro, outubro e novembro, isto é, os meses terminados em “Bró” costumam ser os mais quentes do ano no Ceará. Na verdade, o cenário é semelhante em todo o Nordeste. Neste período, as temperaturas máximas médias são, historicamente, mais elevadas em relação aos demais meses.

Conforme as normais climatológicas dos municípios monitorados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o estado do Piauí concentra as maiores temperaturas máximas médias, sendo a cidade de Floriano com o maior valor: 37,5°C. No Ceará, lidera com 36,4°C.

“Se a temperatura aumenta, reduz a umidade relativa do ar, assim as tardes quentes, principalmente no sertão, vêm acompanhadas de tempo seco. O que aumenta ainda mais a sensação de calor”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Como pontuado, a umidade relativa e a temperatura do ar são inversamente relacionadas uma à outra, ou seja, nos horários com as maiores temperaturas, principalmente no início da tarde, registra-se a menor umidade relativa do ar. Há ainda diferenças desse fenômeno entre interior do estado e faixa litorânea.

“Áreas do interior do estado apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à própria continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”

Em outubro, as temperaturas máximas médias costumam aumentar ligeiramente em relação a este mês. Em Fortaleza, por exemplo, a normal climatológica em setembro é de 31°C. Já no próximo mês, é de 31,2°C.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site