Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

8,5 milhões raquetes de palma forrageira para bovino e caprinocultores


O Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Palma Forrageira (Repalma) distribuirá 8,5 milhões de raquetes de palma forrageira para bovino e caprinocultores cearenses. A ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, também implantará 170 unidades de cultivo de palma e instalará um centro de produção de mudas na Fazenda Normal, em Quixeramobim. O investimento total do projeto é de R$ 7,7 milhões.

O agricultor familiar interessado em receber as mudas de palma precisa estar com a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ativa e buscar um dos técnicos da Ematerce para cadastrar a demanda. Já nos casos em que o interesse inclui a implantação de uma das unidades de cultivo de palma, o produtor contemplado receberá um reuso d´água de cinzas domiciliares e, com isso, precisa comprovar vazão suficiente para o projeto de irrigação.

“Esse projeto representa a revitalização do cultivo da palma e, com o centro de estudos na Fazenda Normal, poderemos avançar nas inovações tecnológicas aprofundando técnicas de adubação e irrigação da palma”, comenta Márcio Peixoto. Segundo o técnico da coordenadoria de Desenvolvimento da Pecuária (Codep/SDA), muitos produtores ainda se mantém céticos e destinam o pior solo das propriedades rurais para o cultivo da planta.

“Estudos comprovam que, somente acrescentando a palma na dieta do rebanho, o produtor é capaz de reduzir em até 80% o consumo do milho presente na ração e também a ingestão d´água pelos animais. Tudo isso mantendo e, em muitos casos, aumentando, a quantidade e a qualidade de leite produzido por bovinos e caprinos”, justifica a importância do Repalma para a pecuária cearense.

SDA

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site