Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 25 de agosto de 2020

População de Itapipoca pode adquirir produtos agroecológicos sem sair de casa

População de Itapipoca pode adquirir produtos agroecológico

André Gurjão - Ascom SDA - Texto e Foto
Até terça-feira (25), a população de Itapipoca pode adquirir produtos agroecológicos em casa por um preço bem em conta. A segunda edição virtual da Feira Agroecológica e Solidária de Itapipoca oferta ao consumidor 45 alimentos produzidos por agricultores atendidos pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra). A lista dos produtos está disponível na página do Cetra no Instagram e os pedidos são solicitados através do número (85) 9.9630-0222.
Os produtos incluem frutas (banana, carambola, limão mexerica mamão e maracujá), bolos, doces e produtos regionais (bolos de carimã e macaxeira, cocada e tapioca), verduras (couve, cheiro verde, jerimum, macaxeira, pimenta de cheiro e maxixe) e farinhas (carimã, farinha, goma fresca e seca). O pedido mínimo é de R$ 20 e o pagamento é feito em espécie ou transferência bancária. A entrega, ou retirada na sede do Cetra, acontece no dia 28.
Na primeira edição, realizada em modo experimental, 30 consumidores geraram renda para 13 agricultores familiares e negócios da ordem de R$ 2 mil. “Nós que trabalhamos com agroecologia não paramos (durante o período da pandemia). Apesar de não podermos ter contar com o calor humano (das feiras públicas), continuamos fornecendo os produtos”, Cleoneide Barbosa, do assentamento Várzea do Mundaú, em Trairi.
“Os dois lados saem ganhando: nós (consumidores) adquirimos alimentos produzidos com muito amor e sem agrotóxicos e eles (agricultores) recebem a satisfação de atenderem a população com produtos de qualidade”, observa o professor Hamilton Teixeira. “Essa feira agroecológica é muito importante para o município e precisa ser incentivada a crescer, gerar renda para o homem e a mulher do campo e, assim, contribuímos com a economia da nossa Itapipoca”.

Apoio Institucional

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário estimula a promoção das vendas on-line durante o período de isolamento. Além de colaborar na divulgação de uma série de iniciativas, baseadas em conceitos como delivery, drive trhu e feiras virtuais, o órgão do Governo do Ceará lançou o Portal da Agricultura Familiar como forma de fornecer uma vitrine da produção agrícola do Estado e aproximar consumidores e clientes. Nesta semana, o acesso ao Portal também passou a ser realizado pelo Ceará App.
“O Portal da Agricultura Familiar leva à população a possibilidade de um serviço onde oferta e procura se encontram num espaço virtual, possibilitando que os laços de solidariedade possam ser ampliados neste momento em que a população cearense se une no combate aos efeitos sociais e econômicos da Covid-19”, enfatiza o secretário De Assis Diniz. “Ganha o agricultor, garantindo renda para família, e ganha o consumidor, adquirindo produtos saudáveis e de qualidade”, conclui.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site