Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

domingo, 16 de agosto de 2020

Na região do Cariri, praga ameaça safra de mandioca.


O Maior produtor de mandioca do Estado com 12 mil hectares do tubérculo plantados e mais de 100 casas de farinha, Salitre vê sua safra de 2021 ameaçada por uma praga até então desconhecida pelos seus moradores. Alguns agricultores temem perder 60% de sua produção. O problema foi identificado há aproximadamente cinco meses quando a mandioca, sobretudo do tipo “pretinha”, espécie mais comum da região, que foi plantada em 2020 para ser colhida no próximo ano, começou a secar. Ao ver as folhas caindo, intrigados, os agricultores descobriram uma larva dentro da rama, conforme descreve o agricultor Francisco Auricélio Albuquerque.



A pedido do Sistema Verdes Mares, o agrônomo Rudiney Ringenberg, doutor em Entomologia e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura, identificou que se trata da broca-da-haste (pappista granicollis), uma espécie de besouro que perfura a rama de cima para baixo, põe seus ovos e gera a larva que ataca a parte interna da planta.

O inseto é classificado como uma praga secundária da mandioca, já que não ocorre todo o ano, mas eventualmente por alguma condição ambiental. “No Nordeste é bastante comum”, ressalta.

Com um aparelho bucal em formato de bico, o inseto consegue fazer a inserção na haste da mandioca e depositar seus ovos. A espécie adulta não chega a prejudicar o mandiocal, mas a larva se alimenta da parte interna da maniva.

“Onde começa a se alimentar, seca a planta. Pode ser no ramo, na metade ou planta inteira. Quanto mais próximo ao solo, maior será o prejuízo”, completa Rudiney.

DN
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site