O Fórum das Agrárias promove a palestra Empreendedorismo em Ciências Agrárias: Oportunidades e Desafios que será ministrada por Cristiane Ramos Coutinho (Sócia proprietária da IN Soluções Biológicas e Doutora em Fitotecnia pelo PPGAF/UFC) e mediada pelo professor Patrik Luiz Pastori (Departamento de Fitotecnia – UFC).

Agenda

Data: 18 de agosto, terça-feira
Horário: 17:00

A palestrante

Cristiane Ramos Coutinho é Engenheira Agrônoma (2010), Mestre em Produção Vegetal no Semiárido (2012) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Doutora em Agronomia/Fitotecnia (2018) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na subárea de Entomologia Agrícola.
Foi bolsista do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual estudou por seis meses no 2º melhor curso de Entomologia do mundo, na University of California, Riverside (UCR).
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia/Entomologia, atuando principalmente na área de Controle Biológico de Insetos-praga. Revisora “ad hoc” do Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC). Revisora da Revista REDE- Revista Eletrônica do Prodema. Editora Associada Externa da Revista Agri-Environmental Sciences (AGRIES).

O mediador

O professor Patrik Luiz Pastori é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – 2004, Mestre em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 2007 [dissertação desenvolvida na Embrapa Uva e Vinho (CNPUV)] e Doutor (Doctor Scientiae) em Fitotecnia (Entomologia) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) – 2010.
É Professor Associado I na Universidade Federal do Ceará (UFC) ministrando as seguintes disciplinas: I) Entomologia Agrícola; II) Empreendedorismo & Inovação na Agricultura, na Graduação em Engenharia Agronômica (Agronomia).
É professor-orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGAF) da UFC onde ministra: I) Controle Biológico de Artrópodes-praga; II) Controle Químico de Artrópodes-praga; III) Empreendedorismo, Gestão, Liderança & Marketing.
Foi vice-coordenador do PPGAF-UFC (01/01/2014 à 31/07/2017 – 2 mandatos) e membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL (01/03/2017 à 31/12/2018).
É coordenador do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA) e representante titular do CCA no Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT) vinculado à Reitoria da UFC.
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia/Entomologia e Empreendedorismo & Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: Entomologia Agrícola; Manejo Integrado de Pragas; Controle Biológico (Parasitoides); Controle por Comportamento (feromônios e atrativos); Controle Químico (eficiência e resistência de insetos à inseticidas) e Empreendedorismo & Inovação no agronegócio.