O Fórum das Agrárias promove a palestra “A eficácia e os desafios da aprendizagem em cooperação” que será ministrada pelo Prof. Manoel Andrade Neto (Departamento de Química Orgânica e Inorgânica-UFC)  e mediada pelo Prof. Raimundo Nonato Távora Costa (Departamento de Engenharia Agrícola – UFC). O evento ocorrerá na próxima terça-feira, 01/09, às 17h, no canal do Youtube do Fórum das Agrárias.
O palestrante  possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Química Orgânica – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (1997) e pós- doutoramento em química de fungos na Universidade de Iowa – EUA. Atualmente é professor titular do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Isolamento e identificação de metabolitos secundários de plantas e microrganismos, análise de óleos essenciais, atividades inseticida e nematicida de metabólitos secundários. Paralelamente a sua atuação como pesquisador em Química de Produtos Naturais, desde 1994, ele também tem desenvolvido atividades de extensão universitária na área de educação, atuando especialmente em comunidades de origem popular objetivando a formação de liderança e empoderamento comunitário. A partir de 2009 assumiu a função de coordenador da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa na Pró – Reitoria de Graduação da UFC, oportunidade em que criou o PACCE – Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis. Foi o idealizador e, atualmente, é coordenador do Programa de Estímulo a Cooperação na Escola – PRECE, através da Coordenadoria de Articulação entre a UFC e a Escola Básica – COART, um dos programas inovadores da EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica, órgão ligado a Reitoria da UFC. Através do PRECE tem coordenado um movimento de organização de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária na rede pública do Estado do Ceará, a qual tem envolvido mais de 1000 professores em jornadas formativas para tal finalidade. Através de convenio efetivado entre a UFC e a SEDUC-CE, desde 2011, está nomeado coordenador pedagógico da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa em Pentecoste – CE, representado a UFC na gestão pedagógica da escola. Atualmente, não mais desenvolve pesquisa na área de produtos naturais porque dedica-se completamente a tarefa de organizar escolas de aprendizagem cooperativa e solidária na rede pública estadual do Ceará.
O moderador é graduado em Agronomia pela UFC (1982), Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela UFC (1988) e Doutor em Irrigação e Drenagem pela Esalq/USP (1994). Atualmente, é Professor Titular da UFC. Linhas de trabalho: Irrigação por Superfície, Drenagem Agrícola, Alocação de recursos em agricultura irrigada.
Sobre: