Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Comporta é liberada e águas da Transposição seguem para o Cinturão das Águas

Comporta é liberada e águas da Transposição seguem para o Cinturão das Águas

Apesar de liberadas, a SRH projeta que o transporte do recurso hídrico aconteça no primeiro semestre de 2021, durante a quadra chuvosa



Finalmente as águas do São Francisco seguem para o Cinturão das Águas
Legenda: Finalmente as águas do São Francisco seguem para o Cinturão das Águas
Foto: Fotos: Valéria Alves
A comporta que libera as águas do Eixo do Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), no reservatório de Jati, foi acionada na manhã desta quinta-feira (20). Com isso, o recurso hídrico seguiu, finalmente, pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Esta etapa é apenas de testes, mas a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH) acredita que o transporte acontecerá, efetivamente, no primeiro semestre de 2021, garantindo a segurança hídrica para 4,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  
De Jati, a água segue pelo chamado "eixo emergencial" do CAC, de 53 quilômetros de extensão, até o Riacho Seco, em Missão Velha, fluindo para o Rio Salgado e, pelo seu curso natural, alcançará o Rio Jaguaribe, até finalmente, chegar ao açude Castanhão. São cerca de 350 quilômetros de trajeto. A transferência do recurso hídrico para a região da capital cearense acontece pelo Eixão das Águas. 

Nesta fase de testes, a previsão da SRH é que as águas cheguem ao Castanhão em um prazo de dois a três meses. Do maior açude do Ceará até Fortaleza, a transferência será em um prazo menor: três dias.

Evitar perdas

Apesar do chamado ‘eixo emergencial’ do CAC pronto, a SRH realizou um estudo que indica que a água será transferida, preferencialmente, no primeiro semestre de 2021, pois, as calhas dos rios estarão cheias graças a estação chuvosa. Na avaliação da pasta, as perdas seriam menores, pois, teria menos evaporação, mais rapidez e não correria o risco de retirada dos irrigantes, já que, entre fevereiro e maio, as precipitações supririam essa demanda. 

Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra) espera uma vazão de 12 m³/s e, mesmo com uma provável perda de um volume de 3m³s, será suficiente para garantir a segurança hídrica da RMF. O tempo de transporte da água depende da calha do Rio Salgado. Cheio, demoraria cerca de 20 a 25 dias para chegar ao Castanhão. Seco, o prazo é maior. “A água ainda tem que preencher o solo, que funciona como uma esponja. Depois de cheio, flui naturalmente”, detalhou Antônio Lucena, diretor de Águas Superficiais da Sohidra.

'Fator civilizatório'

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que acionou a liberação da comporta, ressaltou o investimento que tem sido feito no Pisf em um ano e seis meses. “Foram quase R$ 3 bilhões, que proporcionalmente foi o maior. Estamos avançando de uma forma que nunca foi feito. Aqui, em Jati, será o pulmão do Ceará. Vai permitir que haja, finalmente, a segurança hídrica. Isso é um fator civilizatório”, classificou.

Após anunciar que vai realizar a licitação para a retomada da obra do Ramal do Apodi, última etapa do Pisf, que atenderá 120 municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, Marinho detalhou que em setembro deve anunciar a construção do canal Apodi/Salgado. “Existem muitas obras ligadas à transposição que estamos trabalhando”, reforçou o ministro.

Serviços  

Apesar das águas já chegarem ao Ceará, as obras do Eixo Norte do Pisf seguem acontecendo. Atualmente, há 1.972 trabalhadores, executando serviços complementares até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, como a instalação de equipamentos auxiliares de monitoramento; a execução de muretas protetoras dos canais; o sistema de drenagem pluvial; a melhoria de estradas de acesso e tratamento de taludes.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site