Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sábado, 1 de agosto de 2020

Açude Canoas voltará a liberar água após 5 anos de estiagem


Operação foi restabelecida após reparos executados por equipes de manutenção da Cogerh
Passada a quadra chuvosa deste ano, as águas acumuladas no açude Canoas, no município de Assaré, alcançaram recuperação expressiva após 5 anos de estiagem prolongada. Registrando hoje cerca de 58% de volume acumulado, o reservatório reuniu condições para reativar sua operação, ainda que com reparos pontuais em sua estrutura.
Para atingir a liberação de água estipulada pelo Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe durante encontro de Alocação de Água, o açude teve de passar por manutenção em sua infraestrutura hídrica, mais especificamente na válvula dispersora do reservatório.
A manutenção da válvula dispersora, instrumento que equilibra a vazão, foi necessária após cinco anos seguidos sem qualquer liberação de água do reservatório, conforme explica o gerente de manutenção de Infraestrutura Hídrica da Cogerh, Berthyer Peixoto. “ Fizemos os procedimentos necessários para o restabelecimento da operacionalidade da válvula dispersora do Açude Canoas, de acordo com o que foi definido pelo Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe durante reunião de alocação de água”, destacou Peixoto referindo-se aos reparos executados.
Sobre os serviços de manutenção, foram realizadas a “limpeza da válvula, retirado o ar das mangueiras do hidráulico e efetuada toda a lubrificação necessária no equipamento”, elencou o gerente de manutenção. Para o segundo semestre de 2020, o açude Canoas vai liberar 150 litros de água por segundo (l/s), de forma que a liberação pela válvula se dará até as proximidades da ponte Assaré-Antonina do Norte.

Segundo o gerente da Companhia da Bacia do Alto Jaguaribe, Anatarino Torres, a Cogerh, em acordo com representantes da comissão gestora do reservatório, bem como da sociedade civil do municipio de Assaré, definiu que a liberação de água do Canoas ocorrerá a partir do dia 15 de agosto.
Fonte: Embrapa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site